quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Câmara Municipal de Caldas (MG) repudia transferência de material radioativo de São Paulo para a cidade: "claro risco de contaminação do meio ambiente e na saúde da população"


A Câmara Municipal do Caldas (MG) acaba de divulgar nota de repúdio contra a intenção da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) de transferir para a unidade de Caldas nova remessa de rejeitos radioativos denominados Torta II, armazenados há 20 anos na Usina de Interlagos (USIN), em São Paulo, conforme o blog noticiou com exclusividade na semana passada (27/8) e ontem (31/8).

A unidade de Caldas da INB já abriga cerca de 15 mil tambores com torta II, que precisaram ser removidos de um galpão para outro, no próprio local, para substituição de telhados que estavam deteriorados. Esta matéria foi publicada no dia 10 de junho.

Desta vez, a Câmara se manifesta em nota, representando a população local, repudiando a intenção da INB e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) de receber mais material radioativo de São Paulo para Caldas. As intenções da INB constam no Inquérito Civil nº 1.34.001.001386/2002-01, que tramita na Procuradora da República, em São Paulo.    

ATIVIDADE ATÍPICA NA BARRAGEM

“O armazenamento de rejeitos e materiais radioativos representa por si só, grave risco ao meio ambiente e a população em geral deste município, havendo claro risco de contaminação do ambiente e repercussão na saúde da população”, afirmam os vereadores na nota. De acordo com a nota, não há também informações claras da INB e da CNEN sobre o real estado de conservação da barragem e dos galpões em que ocorre o armazenamento de rejeitos e materiais radioativo, havendo inclusive, recentemente, atividades atípicas na barragem.

A intenção da INB e da CNEN, segundo a nota, “representa um retrocesso ao descomissionamento já tantas vezes exigido, “bem como causaria prejuízos diretos ao meio ambiente e a saúde pública de Caldas”.  O documento foi enviado a INB e CNEN. FOTO: Unidade Caldas - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...