domingo, 19 de janeiro de 2025

Usina nuclear Angra 1 foi novamente desligada; segunda vez em menos de 20 dias

 


Em menos de 20 dias, a usina nuclear Angra 1 foi novamente desconectada do Sistema Interligado Nacional neste sábado (18/1), às 19h35. O fato ocorreu em função de um problema no sistema de óleo de selagem do Gerador Elétrico Principal. 

O mais recente desligamento da usina se deu no último dia 7/1, durante um teste de funcionamento do sistema de barras de controle. Angra 1 estava operado desde o dia seguinte a esta parada (8/1), sendo outra vez desligada ontem. Tantos desligamentos deram à usina o apelido de vaga-lume. 

Nas duas vezes, a Eletronuclear garante que as ocorrências não têm qualquer relação com a parte nuclear da usina e não representa nenhum risco à população, trabalhadores ou meio ambiente. Recentemente, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu licença para que a vida útil da usina seja prorrogada por mais 20 anos. Angra 1 foi comprada da empresa norte-americana Westinghouse no final da década de 60, durante o regime militar. 

(FOTO: Eletronuclear) - 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – Contato: malheiros.tania@gmail.com

 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Desligada ontem, Angra 1 volta a operar hoje. O "liga e desliga" deu à usina o apelido de vaga-lume

 


A usina nuclear Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), às 05h54 desta quarta-feira (08), após o desarme ocorrido, ontem, durante um teste de rotina no sistema de barras de controle, ocasionar o desligamento temporário. “O sistema foi reparado, testado e está em plena operação”, informou a Eletronuclear.

O que teria ocorrido para desarmar o sistema? Quanto custou o reparo? O processo de liga e desliga não afeta à unidade? O "liga  e desliga" deu à usina o apelido de "vaga-lume", no passado. 

(FOTO: Sala de controle - Eletronuclear) – 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 -CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

 

Mais um problema desliga a usina nuclear Angra 1

 


A usina nuclear Angra 1 foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN), na tarde desta terça-feira (07), durante um teste de funcionamento do sistema de barras de controle. A função destas barras é controlar a potência nuclear, podendo, em caso de necessidade, desligar completamente o reator. A Eletronuclear, gestora da usina, não informou o motivo do problema. 

“O reator nuclear de Angra 1 está desligado, mantido na condição de desligado quente, e estabilizado conforme os procedimentos operacionais. O corpo técnico da Eletronuclear trabalha para reconectar a usina ao SIN no menor tempo possível”, informou a companhia. 

Recentemente, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu licença para que a vida útil da usina seja prorrogada por mais 20 anos. Angra 1 foi comprada da empresa norte-americana Westinghouse no final da década de 60, durante o regime militar. 

(FOTO: Interior do prédio da usina - Eletronuclear) - 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – Contato: malheiros.tania@gmail.com  

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...