terça-feira, 26 de novembro de 2024

Ex-aluno de Universidade Pública disponibiliza meio milhão de reais em equipamentos para fomentar Ciência e Inovação no Brasil

 


Com o objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento da Pesquisa Científica e Inovação no país, o empreendedor Bruno Mena Cadorin torna público edital para a seleção de projetos de pesquisa científica que contribuam com o avanço da ciência e inovação no ambiente produtivo e social. Chamado de WIER Catalisa, o Programa de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação é uma forma que o empresário encontrou de retribuir o apoio pelas bolsas de pesquisa recebidas do CNPq, CAPES e Ciências sem Fronteiras, desde a graduação (na Universidade Federal de Santa Catarina) até o doutorado (na Itália), e de se manter ainda mais perto da ciência e do Brasil, além de fomentar a colaboração estreita com universidades, centros de pesquisa e a comunidade científica, fornecendo equipamentos geradores de ozônio, em regime de comodato, para a realização de projetos de relevância científica e tecnológica.

“Estamos disponibilizando meio milhão de reais em equipamentos para fomentar a pesquisa científica no Brasil em linhas temáticas envolvendo as tecnologias de plasma frio e de ozônio a fim de otimizar a ciência e inovação em nosso país”, afirma o empreendedor. 

Serão apoiados projetos que contemplem pesquisas aderentes à linhas temáticas como: tratamento de água ou efluentes líquidos; descontaminação do ar ou de superfícies; aplicação de Ozônio em câmaras frias; Ozonioterapia e variadas aplicações do ozônio na área da saúde; remoção de agrotóxicos de alimentos; entre outros temas. 

Podem participar do edital grupos de universidades e de centros de pesquisa que atendam a requisitos como: Possuir infraestrutura adequada para a instalação e utilização dos equipamentos fornecidos; apresentar um projeto de pesquisa detalhado, demonstrando a relevância científica e a viabilidade técnica do uso dos equipamentos geradores de ozônio; demonstrar como o projeto contribuirá para a sustentabilidade e o impacto social positivo, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável; além de comprometer-se a enviar relatórios semestrais de progresso da pesquisa, incluindo dados preliminares, desafios enfrentados e resultados obtidos. 

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, os interessados devem enviar a proposta para o email:contato@wier.com.br. A análise de mérito das propostas será realizada pelo Comitê de Avaliação constituído pela equipe científica e de engenharia da empresa comandada por Bruno Mena, a WIER. Após o envio do projeto, o Comitê de Avaliação tem até 60 dias para comunicar se o referido projeto foi aprovado. 

O edital foi lançado em 9 de outubro. A data não foi escolhida por acaso, conforme explica Bruno Mena: “A data de lançamento foi escolhida propositalmente por ser a data que costuma ser divulgado o Prêmio Nobel de Química”, e complementa: “O Brasil ainda não tem nenhum laureado, enquanto os EUA têm mais de 400. Reclamar, não adianta. A iniciativa privada precisa ajudar”. 

PERFIL: Bruno Mena -

Nascido em Nova Trento, cidade do interior de Santa Catarina, Bruno Mena trabalha desde os 11 anos de idade. Seus pais o incentivaram a fazer faculdade, porém, por não possuir poder aquisitivo, a única opção era cursar universidade federal, por ser gratuita. Buscou na universidade a forma de desenvolver algo inovador, mas que pudesse ser aplicado ao meio ambiente, pois não se conformava com a constante mudança de cor do rio da cidade, resultado da atividade têxtil. Com o auxílio de bolsas de pesquisas na graduação, mestrado, doutorado e doutorado sanduíche na Itália, Bruno desenvolveu a tecnologia que viria a se converter na WIER. Uma empresa com 13 anos de mercado, atuação em todos estados do Brasil, produtos em mais de 20 países, além de certificações ISO 9001 e INMETRO obtidas. 

(FOTO/FONTE:  Assessoria de Imprensa) – 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO -malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário