“Um vazamento de dióxido de carbono (CO2) na usina nuclear Ascó, na região espanhola da Catalunha, matou um trabalhador e feriu outros três. Segundo a corporação de bombeiros da Catalunha, o incidente não está relacionado à atividade radiológica”. A informação foi divulgada quarta-feira (24/11) pela Sputnik Brasil.
“Os funcionários realizavam trabalhos de manutenção no sistema de incêndio no momento em que ocorreu o vazamento. Dos três homens feridos, acredita-se que um esteja em estado crítico”, informa a agência.
"O aviso foi feito às 18h55, no horário espanhol (às 14h55, no horário de Brasília), e sete bombeiros compareceram ao local. Em seguida, a segurança na usina pôde ser restabelecida. Ainda estão sendo realizadas medições para determinar a extensão do vazamento de gás. Acredita-se que o vazamento tenha se originado em um prédio de quatro andares longe do local radiológico da usina. Dessa forma, não haveria qualquer tipo de problema para o funcionamento da instalação, nem mesmo riscos radiológicos", segundo a Sputnik Brasil.
A agência informou também que as usinas nucleares de Ascó e as vizinhas Vandellos II respondem por aproximadamente 50% da rede elétrica da Catalunha. Em agosto de 2021, a usina nuclear Vandellos II sofreu uma anomalia em um transmissor de pressão que fornece um sinal em um painel de desligamento remoto. "A Espanha deu início ao processo de desativação gradual de suas usinas nucleares até 2035, em uma tentativa de fornecer energia ao país usando apenas fontes renováveis até 2050".
Fonte: Agência Sputnik Brasil –
Este
blog faz JORNALISMO INDEPENDENTE. A sua contribuição é muito importante para a
manutenção do trabalho iniciado em 2018. Agradecemos a contribuição. PIX: 21
99601-5849.
Nenhum comentário:
Postar um comentário