Uma das aplicações de radiação nuclear mais curiosa será apresentada pelo cientista mexicano Alexander Esquivel, autor de trabalho reconhecido no setor sobre contenção de encostas com radionúcleos de origem natural. Ele vai falar sobre a sua descoberta durante a 10º Conferência Internacional Nuclear do atlântico (INAC-2021), que será realizada de 29/11 a 1º/12, de forma virtual, na Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), que promove o evento.
O cientista apresentará o trabalho durante o Encontro Nacional de Aplicações Nucleares (ENAN), que faz parte do INAC, às 17h20, do dia 01/12. Os estudos sobre as encostas já foram realizados em Londrina (PR) e Piracicaba (SP) e os resultados publicados em revistas de elevado rigor científico, segundo a ABEN.
O papel da ciência e tecnologia nuclear em todas as suas aplicações para o desenvolvimento da sociedade, inclusive medicina e agricultura, reunirá técnicos, pesquisadores, professores e estudantes ligados a faculdades, universidades, centros de pesquisa e indústria, envolvidos em trabalhos relacionados com a área nuclear e abordados pelos temas do evento.
Entre os apoiadores estão as Universidades Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal de Pernambuco, além de empresas e instituições do setor nuclear.
O evento, que se realiza a cada dois anos, inclui três encontros integrados, o XXII Encontro de Física e Termohidráulica de Reatores (XXII ENFIR), o XIV Encontro de Aplicações Nucleares (XV ENAN), o VII Encontro da Indústria Nuclear (VII ENIN) , a exposição ExpoINAC e a 9ª edição do Junior Poster Technical Sessions (sessão de pôster para alunos de graduação).
O INAC é o maior evento do setor nuclear da América Latina, reunindo mais de mil inscrições e três mil participantes e diversas empresas e universidades de todo o país.
FOTO: Cientista mexicano – ABEN –
Este blog faz JORNALISMO INDEPENDENTE. A sua contribuição é muito importante para a manutenção do trabalho iniciado em 2018. Agradecemos a contribuição. PIX: 21 99601-5849.
Nenhum comentário:
Postar um comentário