quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Produção de pastilhas de urânio normaliza com a chegada de 200 sapatilhas; problema "bizarro" continua sem explicação

 


A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) confirmou a informação divulgada ontem pelo BLOG sobre a paralisação da produção de pastilhas de urânio por conta da falta de sobressapatos, espécie de sapatilha usada por trabalhadores da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). Segundo a INB, o trabalho foi normalizado ontem (16/10), à tarde, quando a FCN recebeu 200 pares de sobressapato. A empresa não informou o motivo da falta do material em área altamente estratégica. 

O uso do equipamento é obrigatório em áreas como a de produção de pastilhas de urânio e estava em falta, como constatou a Comissão Nacional de Energia Nuclear durante uma vistoria. Em virtude do problema, a CNEN paralisou a produção. A INB informou que até amanhã, sexta-feira, (18/10), novos lotes da "sapatilha" chegam à fábrica. 

Segundo a empresa, a paralisação não acarretará prejuízo de produção ou financeiro, sem explicar de que forma, já que a produção ficou parada quase três dias.

 As pastilhas são usadas nas recargas de urânio enriquecido que abastecem as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, da Eletronuclear. Técnicos do setor nuclear disseram ao BLOG que ficaram “abismados” com o problema "bizarro", fruto da falta de responsabilidade e de profissionalismo da direção da INB, que deixou o material acabar, colocando em risco a segurança das instalações e dos trabalhadores. 

A FCN é um conjunto de unidades industriais dedicadas ao processamento de quatro etapas do ciclo do combustível nuclear. O primeiro é o enriquecimento isotópico de urânio, seguido da reconversão, e, por fim, a produção de pastilhas e a montagem do combustível que abastece os reatores das usinas nucleares de Angra dos Reis. 

(FOTO: INB) - 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE. CONTRIBUA VIA PIX- 21 996015849

Nenhum comentário:

Postar um comentário