domingo, 26 de maio de 2024

Max Lemos quer saber sobre desembolso de R$ 200 milhões à empresa francesa e contratos de publicidade da Eletronuclear

 


Os cerca de R$ 200 milhões que a Eletronuclear desembolsou para pagar a empresa francesa Framatome, os valores dos contratos de publicidade da companhia este ano, são alguns dos pedidos de informações que integram o requerimento número 1432/2024, do deputado federal Max Lemos (PDT-RJ), para a ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O requerimento foi encaminhado à Câmara dos Deputados para que Silveira seja convidado a prestar informações também sobre quanto a Eletrobras dotou para aporte em 2024, tendo em vista o “risco de não continuar” com os projetos de Angra 3 e não pretender renovar a licença de Angra 1.  


“A transparência nos gastos com publicidade é crucial, especialmente em tempos de crise financeira”, e entender “os critérios de prioridade para pagamentos de serviço é fundamental para assegurar que a gestão financeira da Eletronuclear está sendo conduzida de forma prudente e estratégica, justificou o parlamentar. No requerimento, Max Lemos também quer saber se houve quebra do acordo coletivo, sem anuência com os empregados, que retirou benefícios de excepcionais (portadores de deficiência) e autistas, na Eletronuclear. 


O deputado quer saber mais: quantas consultorias prestam serviço a Eletronuclear e o valor gasto no último biênio; quantos escritórios de advocacia a companhia possui e seus contratos em vigor; se o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, é funcionário cedido pela Advocacia Geral da União (AGU), e em qual data houve a cessão. E ainda, em quanto reduziu a rubrica de pessoal, manutenção, serviços e operação; e se os ocupantes de cargos de ouvidor e coordenadoria de governança empresarial são preenchidos por pessoas com experiência comprovada nas funções. 

Desde ontem o blog está tentando contato com o ministro. 

FOTOS: DEPUTADO MAX LEMOS, MINISTRO ALEXANDRE SILVEIRA  E RAUL LYCURGO - DIVULGAÇÃO - 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário