sexta-feira, 26 de maio de 2023

Sirenes de emergência das centrais nucleares de Angra passam por novos testes

 


A Eletronuclear inicia mais uma etapa de testes das novas sirenes de emergência instaladas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna, e em Praia Brava, uma das vilas residenciais da empresa, em Angra dos Reis, na segunda e terça-feira (29 e 30/5). Ambas as localidades, por estarem em “áreas de propriedade da empresa”, fazem parte do Plano de Emergência Local (PEL), que é administrado pela Eletronuclear.

Segundo a companhia as simulações de emergência ocorrerão com técnicos da Eletronuclear e representantes da empresa fornecedora dos aparelhos. “Os acionamentos das sirenes não possuem um período programado, mas acontecerão em horário comercia”, assegurou. A companhia não informou o nome da empresa que vendeu os equipamentos, o valor, nem se a aquisição passou ou não por processo de licitação. 

Segundo a companhia. os primeiros testes foram realizados no início deste mês e visavam simular possíveis alertas. Com os novos aparelhos, Itaorna apresenta quatro sirenes no local, enquanto Praia Brava recebeu a substituição do antigo sistema de comunicação via carros de som. 

SIRENES - 

“Os novos aparelhos são equipados com a tecnologia mais avançada disponível no mercado, garantindo maior confiabilidade, disponibilidade e facilidade para atuação da equipe do PEL”, informou a Eletronuclear. E acrescentou: “É importante esclarecer que não se trata do sistema de sirenes do Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), que é coordenado pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e prevê ações de proteção à população em áreas de raios com limites de 3 a 15 km de distância da CNAAA”.

FOTO: ABDAN - 

COLABORE COM O BLOG – CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA - PIX: 21 996015849.

Nenhum comentário:

Postar um comentário