quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Angra 2: problema técnico desconecta a usina nuclear do Sistema Interligado Nacional (SIN)

 


Um desarme automático do conjunto turbogerador, na parte não nuclear de Angra 2, devido ao “acionamento da proteção de falha para terra do rotor do gerador principal”, desconectou a usina nuclear do Sistema Interligado Nacional (SIN), ontem à noite. A unidade operava a 100% de potência quando ocorreu o problema. 

A informação foi confirmada pela Eletronuclear nesta quinta-feira (10/11). Segundo a companha, todos os sistemas de segurança atuaram adequadamente, tendo o reator de Angra 2 permanecido em funcionamento com 23% de potência, conforme previsto em projeto. 

“O episódio não representou qualquer risco aos trabalhadores da central nuclear, à população ou ao meio ambiente”, informou a Eletronuclear. No momento, as equipes de manutenção da Eletronuclear estão trabalhando para solucionar o problema. Ainda não há previsão de retorno de Angra 2 ao sistema elétrico. 

Quando funciona com 100% de sua potência, Angra 2 pode produzir 1.350 Megawatts, o equivalente a 20% da energia elétrica consumida na cidade do Rio de Janeiro. Angra 2 foi comprada no pacote do acordo nuclear Brasil-Alemanha, assinado em 1975 pelo general Ernesto Geisel, então presidente da República. A usina levou anos sendo construída e entrou em operação comercial em 2001.

Leia no BLOG tudo sobre a usina nuclear. 

FOTO: Angra 2 – Acervo Eletronuclear – 

COLABORE COM O BLOG. PIX: 21 99601-5849

Nenhum comentário:

Postar um comentário