quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Angra 2: falha elétrica no gerador principal desconectou a usina. O que provocou a falha?

 


Uma falha elétrica no gerador principal que fornece energia para a rede de transmissão provocou o desarme do conjunto turbogerador, desconectando  Angra 2, do Sistema Interligado Nacional (SIN), no último dia 29/10, conforme o Blog apurou nesta quarta-feira (3/11). A falha pode estar relacionada ao tempo de vida da instalação e indica que algo importante aconteceu na parte elétrica. Técnicos da Eletronuclear e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), estão investigando a raiz do problema, o que teria provocado a falha, sem ligação com a parte nuclear da usina.

Oficialmente, a Eletronuclear informou que a usina foi desconectada do SIN, “pela atuação automática de um circuito de proteção do gerador elétrico principal”, sem entrar em detalhes. A previsão é de que Angra 2 seja reconectada ao SIN até domingo (7/11). 

“O evento não apresentou qualquer risco à segurança da usina, aos trabalhadores da empresa, à população ou ao meio ambiente”, segundo a companhia. Na segunda-feira (01/11), a estatal informou que seus técnicos haviam identificado as causas da “falha no gerador elétrico principal de Angra 2 e iniciaram os reparos. A questão, segundo especialistas precisa ser mais detalhada, visando maior transparência dos fatos perante à sociedade.

Angra 2 é a primeira usina do pacote do acordo nuclear Brasil-Alemanha, assinado pelo presidente Ernesto Geisel em 1975. A usina começou a ser construída em 1984 e entrou em operação comercial em 2001. 

FOTO: ANGRA 2 – Empregados na área controlada. Eletronuclear - 

Este blog faz JORNALISMO INDEPENDENTE. A sua contribuição é muito importante para a manutenção do trabalho iniciado em 2018. Agradecemos a contribuição. PIX: 21 99601-5849.

Nenhum comentário:

Postar um comentário