terça-feira, 17 de novembro de 2020

Investigação sobre oxidação (ferrugem) em tubos com elementos combustíveis (urânio enriquecido) de Angra 2 prossegue sem divulgação.

 


O que provocou a oxidação (ferrugem) em alguns tubos com elementos combustíveis (urânio enriquecido) da usina nuclear Angra 2, durante a parada para reabastecimento em junho?  A usina deveria ser religada cerca de 30 dias, mas por causa do problema, voltou a operar dois meses depois. O que aconteceu com o combustível, fabricado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que também passou pela Urenco (consórcio de empresas da Inglaterra, Holanda e Alemanha, criado para enriquecer urânio)? 

A Eletronuclear, gestora das usinas, ainda não divulgou o que houve. Em setembro, informou ao blog, que estava realizando análise interna independente para verificar o motivo do problema. Na ocasião, informou também que a empresa francesa Framatome havia sido contratada para fazer a medição da camada de óxido dos elementos combustíveis da usina, atividade prevista para ser executada nos meses de outubro e novembro. 

Segundo a estatal, a empresa francesa “verificará a viabilidade da utilização desses elementos combustíveis oxidados no próximo ciclo de operação” E mais: “A Eletronuclear não reutilizou esses combustíveis na última recarga da usina justamente por depender da conclusão de todos os testes e inspeções”. Cabe destacar, finaliza, que a “experiência internacional mostra que não houve falha nos elementos combustíveis de outras usinas do mundo que também apresentaram oxidação acima do normal”. Oxidação não é falha? 

Em julho, quando confirmou a reportagem do Blog sobre `a oxidação, a Eletronuclear classificou o problema como o “incidente” e garantiu que a segurança na usina não havia sido comprometida. Fato é que elementos combustíveis prontos, para Angra 3, que começaram a ser fabricados em 2013, foram usados em Angra 2. Como é público, as obras de Angra 3 foram paralisadas após denúncia de corrupção pela operação “Lava Jato”. Foto: Varetas com oxidação. 

2 comentários:

  1. Que notícia alvissareira! Varetas oxidados, diria enferrujadas. Esses caras estão doidos pra testar ao vivo se o plano de catástrofe funciona? Inacreditável. Bom, pelo menos viram a tempo. Boaaa matéria. Parabéns.

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  2. Obrigada por participar de nosso blog. A sua opinião é muito importante.

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